Aqui neste espaço encontra-se uma reflexão do jogo, que já publiquei neste blogue. O jogo escolhido trata-se de um livro interactivo, destinado ao 4º ano do Ensino Básico trabalhando a temática do corpo humano, mais precisamente, o sistema circulatório. Apresenta alguns pontos positivos e negativos, mas para melhor avaliação do recurso online escolhido procedi a uma pesquisa e só depois é que consegui perceber melhor os aspectos positivos e negativos. Através da reflexão que segue pode-se perceber então quais são este aspetos positivos e menos bons do jogo.
O grupo do blog "O cantinho da Aprendizagem das TIC" achou interessante o vosso jogo, pois foi diferente dos que foram apresentados. Trata-se mais de um livro interativo do que propriamente de um jogo, e isso de certa forma quebrou a linha de apresentações, despertando mais a atenção.
ResponderEliminarComo disseram na vossa reflexão, contém alguns pontos negativos, como por exemplo, quando a criança erra, devia ser mais explicito. O senhor que que dá algumas explicações, consideramos que a ideia está muito boa mas mal aproveitada, pois se fosse um desenho animado em vez de um senhor com um ar pouco simpático, e se fossem explicações mais sintetizadas, tinha muito mais a ganhar. Em suma, pensamos que foi uma boa escolha pois como pudemos constatar, não existe nenhum jogo perfeito.
O grupo, após ter visto o jogo e ter lido a reflexão do grupo deste blog, achou este jogo um dos mais interessantes e chamativo em relação aos restantes que foram apresentados, devido a este ser diferente dos outros.
ResponderEliminarO jogo "o corpo humano", como todos os jogos, tem o seu lado positivo como o seu lado negativo. Os aspetos que o grupo achou que mais se destacaram positivamente, é mesmo o facto deste jogo ser em modo de livro, o que fará com que as crianças tenham um maior interesse. Não achando menos interessante e importante ter uma pessoa, neste caso um senhor, a explicar certos pontos do jogo. Mas embora isto seja um ponto positivo, constatamos que o senhor tem um tempo de verbalização muito extensa e de forma monotona, o que torna a sua explicação de certa forma aborrecida.
Os aspetos que considerámos menos positivos, é certamente o que o grupo deste jogo referiu na reflexão; o facto do jogo não ter niveis de dificuldade o que tornará o jogo um pouco desinteressante para a criança.
Mas em modo geral, achamos este jogo muito interessante e dinâmico para a criança aprender mais sobre o sistema circulatório, visto que é o tema do jogo.
O grupo: Diana Martins e Sara Ferreira
Caras alunas,
ResponderEliminarapesar de haver um post inicial onde dizem qual o jogo em análise, neste post também devia haver uma ligação para o jogo porque o leitor pode aqui chegar sem saber da existência da mensagem inicial.
O vosso texto de reflexão tem muitos erros ortográficos e de concordância que dificultam a sua compreensão e diminuem a qualidade geral da reflexão, pelo que sugiro uma revisão geral.
Quanto à organização do texto, o que se pretendia era uma análise do vosso jogo, pelo que a descrição das ideias de um autor deve ser feita em confronto com o jogo.
Finalmente, no que se relaciona com as referências bibliográficas, sempre que referem um autor devem incluir o ano da obra em causa. A opção por bibliografia permite que incluam um autor que não é referido no texto, mas, a ideia era que escolhessem referências bibliográficas.
Cumprimentos
Rosário